segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

5 dicas para ter frutíferas lindas em uma varanda ou jardim pequeno

Sempre quis colher frutas em casa, mas não sabe como fazer caber em um pequeno jardim ou horta? A gente conta como!



É verdade que as frutíferas ocupam mais espaço do que um jardim vertical, um terrário, ou uma horta afinal, elas são plantas que precisam de vasos grandes ou precisam ser plantadas direto na terra. Mas não é por isso que você não pode ter uma em casa, mesmo se a metragem for limitada. Confira abaixo as dicas de duas profissionais para quem quer colher frutas no pé.
1. Posso plantar em vasos?
A boa notícia é que as frutíferas podem ser plantadas tanto em vasos, como em jardineiras além, é claro, do solo. “Algumas espécies se adaptam bem a vasos, como a jabuticabeira, pitangueira, e também as espécies cítricas: limoeiro, laranjinhas kinkan, romãzeira... Elas vão ter porte proporcional ao tamanho do vaso, onde irão desenvolver as raízes, por isso quanto maior o vaso, melhor”, diz a paisagista Lucia Manzano. Para a paisagista Clariça Lima, as espécies mais populares são a acerola, pitanga, morango e jabuticaba, que não tolera vento. “É importante lembrar que o tamanho ideal do vaso deve corresponder ao tamanho do torrão da frutífera, por isso é melhor comprar uma frutífera mais formada, porque no vaso delimita seu crescimento”, alerta.
2. Como funciona a rega?
“Se você tiver uma varanda ensolarada e sem muito vento, você pode regar de 2 a 3 vezes por semana, mas sempre observando o solo”, conta Lucia. Vale lembrar que a terra das frutíferas deve estar úmida, e não encharcada, porém a regra varia de espécie para espécie – “a jabuticabeira, por exemplo, requer mais água”, observa Clariça.
3. Elas são plantas de sol?
As frutíferas gostam muito de sol: “qualquer uma dessas árvores frutíferas precisa de pleno sol -- isso significa pelo menos 4 horas por dia”, afirma Lucia Manzano. Por outro lado, as varandas fechadas com vidro não são propícias para as plantas: “o ambiente vira uma estufa e não há nenhuma espécie que resista a essa temperatura” alerta a paisagista Clariça Lima.

Neste apartamento, as folhas do pé de maracujá descem pela parede e se encontram com as ramas do tomateiro.
4. Eu preciso adubar?
O adubo também é necessário para o cultivo das frutíferas. “Pode ser NPK 04-14-08, e seguir as instruções da embalagem, pois adubo demais também mata a planta”, indica Lucia, que recomenda adubar a terra de 3 a 4 vezes por ano. “Pessoalmente, eu uso a fórmula 10/10/10”, completa Clariça.
5. Precisa de poda?
Depois de plantada e cultivada, chega a hora da manutenção: “Essas espécies não gostam de podadas, o ideal é só a remoção de galhos e folhas secas”, diz a paisagista Lucia Manzano.



Villa Mudare http://www.villamudare.com.br/
Casa Abril http://casa.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário