quarta-feira, 25 de março de 2015

7 tendências em revestimentos para renovar os ambientes da casa


Acabamentos que imitam madeira e pedras naturais estão em alta no mercado


Divulgação | Portobello
Entre os dias 3 e 6 de março, foi realizada em São Paulo a Expo Revestir 2015, uma das maiores feiras de revestimentos da América Latina. Por isso, resolvi falar nesta coluna desses elementos que são tão essenciais tanto em projetos de interiores quanto de exteriores. Quais são as principais tendências e as melhores opções para apostarmos? Descubra no top 7 que preparei:

1 - Madeira

madeira-revestimentos
Foto: Divulgação | Portobello
Sem dúvida, os revestimentos que imitam madeira continuam sendo tendência para pisos e paredes. Se, quando começaram a se popularizar, existiam apenas em chapas grandes, hoje temos uma infinidade de dimensões e combinações, possibilitando cada vez mais um efeito original e natural. De manutenção mais fácil do que aqueles feitos com a matéria-prima natural – não precisam ser impermeabilizados e nem lixados/pintados com o tempo –, são uma ótima opção para quem busca um toque de aconchego no lar com a praticidade do porcelanato.

2 - Pedras naturais

pedras naturais-revestimentos
Foto: Florin



Seguindo na linha de materiais vindos da natureza, outra grande tendência são os porcelanatos marmorizados, que imitam veios e texturas das pedras naturais. São mais baratos que os mármores e ainda agregam em termos de sustentabilidade. As tonalidades clássicas como Carrara e Travertino são as mais utilizadas, pois são atemporais e neutras – combinam com qualquer ambiente.

3 - Retrô

retrô-revestimentos
Foto: AndryaKohlmann – design.concept



Elementos em estilo retrô também estão em alta! Releituras de tendências antigas, trazem um toque nostálgico e aconchegante. Entre os revestimentos, destaco as peças horizontais que lembram “tijolinhos”, como a imagem acima. Dê preferência para as tonalidades pastéis e neutras. Também indico os ladrilhos hidráulicos, que remetem ao passado colonial e vêm sendo amplamente utilizados na decoração.

4 - Ladrilhos repaginados

ladrilhos-revestimentos
Foto: Divulgação | Portobello



Os ladrilhos hidráulicos, ou melhor, os revestimentos que imitam esses acabamentos (já que os originais possuem grande espessura) entraram com força no mercado. A tendência atual, no entanto, foge do padrão normal – quadriculado e colorido. A aposta está em estampas mais monocromáticas e em formatos diferentes. O que é de lindo esse lançamento da Portobello? Uma opção delicada para quem busca o charme dos ladrilhos, mas não gosta do mix tão marcante das peças tradicionais.

5 - 3D

três dimensões-revestimentos
Foto: Reprodução | Pinterest



Os revestimentos em três dimensões são uma ótima opção para quem busca dar um estilo especial para algum ambiente ou peça decorativa. Encontrados em diversos acabamentos (madeira, pedra, porcelanato), dão movimento e um efeito de luz e sombra únicos. Contudo, faço um alerta: como são, normalmente, vendidos por peça e não por metro quadrado, têm um custo mais elevado. Desse modo, opte por aplicar apenas em uma superfície pequena, como um detalhe decorativo.

6 - Gráficos

desenhos gráficos-revestimentos
Foto: Reprodução | Pinterest


Linhas, hexágonos, padrões geométricos... Para os moderninhos de plantão, não existe melhor dica do que os desenhos gráficos. Com uma gama de opções incrível no mercado, não vai ser difícil encontrar um revestimento único e cheio de identidade para o seu espaço. A sugestão é ir com calma, pois, como são estampas muito marcantes, podem cansar com o tempo. Dessa forma, aplique-os apenas uma superfície, evitando utilizar em piso e parede no mesmo ambiente, por exemplo.

7 - Materiais rústicos

materiais rústicos-revestimentos
Foto: Divulgação | Portobello
materiais rústicos-revestimentos
Foto: Divulgação | Portobello


Fonte: http://revista.penseimoveis.com.br/
Que tal colocar em pratica essas dicas em pratica nessa linda casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário