terça-feira, 4 de agosto de 2015

REFORMA LIGHT RESOLVE APÊ SEM MUITA SUJEIRA !!

Sem derrubar uma parede sequer, a designer de interiores Maristela Gorayeb pôs ordem no apartamento de 150 m², onde vivem a designer Ana Morelli e seus dois filhos. Organização, circulação e decoração: todo mundo saiu ganhando


 Na sala de estar, sofá estilo anos 1950 com patchwork de Ana Morelli, executado pela tapeceira Lilian Capotorto. À esquerda do bufê, fabricado pela Magal Marcenaria, o abajur de madeira torneada é herança de família. Na parede, obra de Celso Orsini. Sobr (Foto: Lufe Gomes)


Muitas são as maneiras de contar uma história. A deste apartamento, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, começa pela parte mais emocionante: três meses depois de comprá-lo, a designerAna Morelli se arrependeu. A culpa não foi do imóvel, de bem distribuídos 150 m². Mas da vida e suas reviravoltas. Casada, mãe do Martim, um bebê de 1 ano e meio, mal havia acabado de pagar as primeiras parcelas e teve de deixar a agência publicitária da qual era sócia (e que ficava ao lado do apartamento). Em seguida, Ana engravidou de Sofia, a caçula, separou-se do marido e, vida do avesso por vida do avesso, resolveu mudar de profissão: fez um curso de patchwork e decidiu trabalhar com isso. Em meio ao caos, o pobre do apartamento foi montado às pressas. “Mandei fazer armários baratos, enfiei os móveis que eu já tinha, improvisei”, diz Ana. Colecionadora de relíquias de sua família – louças, cristais e afins da vovó – ela já estava acostumada a ver suas pérolas guardadas em caixas ou misturadas aos brinquedos das crianças. Hoje, seis anos depois, Ana Morelli é dona de sua marca e conseguiu arrumar a casa.

Reforma light

Acionar a designer de interiores Maristela Gorayeb não foi um capricho, mas uma questão – exagerando um bocado – de sanidade mental. “Conviver com armário que não fecha direito é um inferno”, conta a moradora. A transformação proposta pela profissional não envolveu obra nem quebradeira. Bastou um bom projeto demarcenaria. “Fiz um levantamento de todos os objetos da Ana e projetei os armários para fazê-los caber”, diz Maristela. Papéis, CDs e DVDs que antes tumultuavam a sala agora ficam escondidos no móvel sob a TV. Ao redor do sofá há nichos para bibêlos e uma estreita bancada de trabalho. Executados sob medida, os móveis nos tamanhos adequados e com funções certas mudaram a dinâmica da casa. A mesa de jantar continua generosa, porém com respiro entre as cadeiras e a parede. Nos quartos das crianças, brinquedos e material escolar têm lugar certo. A suíte da designer sintetiza mais soluções.

Dicas para o quarto

Desenhada por Maristela, a cama tem uma base central em vez de pés nas extremidades, o que facilita a circulação. Reaproveitar na medida do possível os móveis já existentes foi outra preocupação da profissional. Os pés da mesa de jantar e do aparador vieram de uma antiga mesa mineira. Esta, por sua vez, cedeu parte do tampo à nova mesa de centro – retangular e baixa, onde as crianças podem brincar. No estar, o sofá estilo anos 1950 foi pinçado de uma loja de segunda mão e revestido de patchwork. “Pensei na marcenaria neutra para ressaltar as peças coloridas da Ana”, diz Maristela. Para Ana, teria sido impossível organizar tanta informação não fosse um olhar isento. E pensar que seu trabalho de coordenar tecidos, desenhos eestampas passa por isso. “Casa de ferreiro, espeto de pau”, conclui a designer.

Na sala, Ana Morelli e a filha Sofia. Banco ripado, design de Maristela Gorayeb, e espelho francês, comprado em antiquário. Na varanda, banco com almofadas, criações da moradora. Pufe revestido de tecido da linha Cascais, lançamento de Ana Morelli para ár (Foto: Lufe Gomes)

ANA
em cinco respostas
Um item do guarda-roupa que você compra compulsivamente.
Calcas cinzas. Tenho várias e acho que nunca são suficientes.
Cinco hits da sua lista de supermercado.
Queijo, queijo, queijo, queijo e vinho pra acompanhar.
Na sua casa, o que está sempre fora do lugar?
Os sapatos. Chego em casa, tiro-os e logo vou buscar outros. Quando me dou conta, tenho vários pares por todos os cantos.
E na sua vida, o que está sempre fora do lugar?
A rotina. Tenho de acordar de manhã e pensar todos os dias como vou fazer pra encaixar os filhos, o trabalho, a família, a casa.
Conte uma mania que você carrega desde sempre e já desistiu de mudar.Fiz tanta terapia que não carrego mais cargas antigas. Tento viver o presente e miro em um futuro bacana para mim e meus filhos.
Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Ambientes/noticia/2013/05/quem-te-viu-quem-te-ve.html
Imóvel da semana: http://www.villamudare.com.br/Imovel/2591473




Nenhum comentário:

Postar um comentário