quinta-feira, 16 de abril de 2015

Saiba como inovar e aproveitar melhor o espaço da cozinha


Investir em armários ou estantes de pequenas profundidades é uma das dicas






Se antigamente as cozinhas tinham lugar secundário e ficavam sempre escondidas, hoje em dia, a realidade é bem diferente. Com a propagação do conceito “gourmet”, que transforma o ato de cozinhar em uma verdadeira atividade social, esses ambientes da casa vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares modernos. Levando em conta a tendência de que os imóveis são cada vez menores, esse fator traz ainda mais a cozinha para junto da sala, ou seja, no centro da composição. Por isso, dicas de como aproveitar melhor esse espaço e integrá-lo de forma charmosa ao ambiente social são muito bem-vindas. Vamos juntos descobrir soluções inovadoras?

Foto: AndryaKohlmann – design.concept

Sem dúvidas, aproveitar o espaço disponível da melhor maneira possível torna-se prioridade no cenário atual. Nesse sentido, teria duas dicas para compartilhar com vocês. A primeira seria utilizar armários com pequenas profundidades para o armazenamento de mantimentos e/ou copos e garrafas. Sabe aquele pedaço de parede que divide a cozinha da sala em frente ao fogão, por exemplo? Nele há uma ótima oportunidade de aplicar esse conceito. Com apenas 15/20cm, já é possível ter esse mobiliário. Mas, como nem sempre conseguimos um espaço sobrando na cozinha, essa ideia pode ser levada para a sala também, como é o caso da imagem acima. A pequena profundidade de parede ao lado do acesso na sala foi transformada em uma “cristaleira” embutida, com ares de painel – auxiliando a guardar os itens que normalmente iriam para a cozinha.

Foto: Reprodução | Pinterest

Já a segunda dica seria pensar em bancadas desmontáveis. Uma ideia muito interessante é a utilizada nesse apartamento carioca, publicado na revista Arquitetura e Construção. Apesar de o exemplo ser numa sala de estar, podemos adaptar a ideia para bancadas de refeições na cozinha. Durante o dia, tem-se um aparador com painel para elementos decorativos. Já na hora do almoço ou jantar, o painel torna-se uma pequena mesa.

Foto: AndryaKohlmann – design.concept

Outra dica interessante quando falamos de cozinhas integradas é a possibilidade de separar esse ambiente da sala, quando necessário. Muitos clientes se preocupam em ter uma cozinha integrada – são comuns reclamações como o cheiro de comida que vai para a sala quando se está cozinhando ou sobre os dias em que a pia está cheia de louça e você não quer que um convidado veja a bagunça. Nesse caso, é possível pensar em uma separação móvel, como é o caso da porta de correr/painel do apartamento acima.

Foto: Reprodução | Pinterest

Uma das minhas soluções preferidas para cozinhas é utilizar o próprio granito ou mármore do tampo como revestimento da parede. Como muitas vezes todas as paredes da cozinha são “tapadas” pelos móveis e eletrodomésticos, acaba sobrando somente esse espaço acima da pia necessitando revestimento. Dessa forma, para evitar comprar um acabamento apenas para essa área, utilizar o mesmo padrão do tampo torna-se uma ótima (e charmosa) alternativa. Apesar do granito e do mármore terem um custo relativamente alto, se você considerar o custo do revestimento + material e mão de obra para colocação, o valor ficará bem semelhante e você terá que negociar com apenas um fornecedor.
vegetação-cozinha
Projeto: Samantha Ughini Foto: Andrya Kohlmann

Outra ideia super charmosa é acrescentar vegetação na cozinha. Como cada vez mais as pessoas vêm buscando soluções naturais na hora de se alimentar, os alimentos orgânicos e de origem saudável são a melhor opção. E que tal ter uma pequena horta para plantar os seus próprios temperos e pequenos frutos bem na sua casa? Sensacional, né? Em um texto anterior, falamos justamente sobre isso e separamos várias referências para acrescentar vegetação no seu lar. Dê uma olhada aqui!
cores-cozinha
Fonte: http://revista.penseimoveis.com.br/




           
E que tal colocar essas belas ideias em pratica nessa linda casa no São Joaquim.









Nenhum comentário:

Postar um comentário