terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Como decorar o apartamento alugado

Veja dicas para personalizar o lar temporário com alternativas úteis e sem gastar muito


Separamos algumas dicas para decorar o novo imóvel. Afinal, não são necessários altos investimentos para transformar o apê locado em um verdadeiro lar.

Móveis
Mobiliário multifuncional é uma boa alternativa nessas situações. As arquitetas Sabrina Nobre, Karine Uszacki e Paula Sant Anna, por exemplo, utilizaram na proposta abaixo uma banqueta em conjunto com outras duas mesinhas laterais. Quando necessário, pode ser usada como assento extra.



"Além disso, racks podem esconder pufes, baús podem ser utilizados como mesa de centro e camas de solteiro, como sofás", sugere Paula. Sem falar das camas cujo box também é um baú, que acomoda roupas de inverno, lençóis, edredons etc. "No caso de um apartamento JK, faz até as vezes de um guarda-roupa", diz.


Foto: Reprodução | Comprando meu Apê

No mesmo projeto, as profissionais incorporaram à cabeceira da cama do quarto de casal uma sapateira. Além disso, com o uso de aramados e uma cortina, fizeram também um armário. "Aproveitamos, assim, o espaço total da parede", indica Paula.



Outra dica das arquitetas para apartamentos pequenos é a aplicação de transparências, como tampos de mesa feitos de vidro. "Visualmente, dão menos peso aos ambientes", informa Paula. As cadeiras escolhidas na proposta delas também seguem essa ideia:




Acabamentos
De custo relativamente baixo e com aplicação que não requer quebra-quebra, os adesivos – que podem ser usados em paredes, móveis e azulejos – são uma ótima opção para apartamentos alugados. Nesse imóvel para um casal jovem, que gosta de ambientes com cores, as arquitetas utilizaram o acabamento na cozinha, imitando ladrilho hidráulico. Para garantir uma economia maior – 12 unidades custaram, aproximadamente, R$ 40 –, fizeram uma composição com papel contact (desses que se encontra em papelarias) azul e amarelo, combinando com as tonalidades dos adesivos e recortados em quadrados de 20 cm x 20 cm. "A aplicação é bem fácil, qualquer pessoa faz sozinha", acredita Paula.




No mesmo apartamento, a parede da sala também recebeu contact, mas em formato triangular. "Quando desocuparem o apartamento, os inquilinos precisarão apenas descolá-lo", explica a arquiteta.



As portas dos imóveis, por sua vez, podem ganhar vida e fazer parte da decoração de alguma forma. Na proposta das arquitetas, elas foram pintadas de tinta fosca preta e se tornaram quadros para recados.




Aqui, o home office ganhou uma parede com estampa chevron, também feita de papel contact.


Tinta azul escura na lavanderia transformou a parede em um grande quadro-negro

Outra opção sugerida pelas arquitetas é o uso de tecidos nas paredes. "São mais fáceis de aplicar do que o papel de parede, e sua retirada deixa poucas marcas", informa Paula. Além disso, costumam ser mais acessíveis. É preciso ter cuidado, contudo, na hora de escolher o material, que deve ter pelo menos 70% de algodão em sua composição.

Em banheiros e cozinhas, ainda, se os inquilinos tiverem autorização do proprietário, os azulejos podem ser pintados com tinta epóxi. "Uma opção simples e com custo relativamente baixo", indica a arquiteta.

Para disfarçar arranhões ou defeitos no assoalho, as arquitetas indicam o uso de tapetes ou piso vinílico, que permite uma aplicação por cima do anterior (desde que esteja nivelado).


Objetos decorativos
"Quadros e espelhos são sempre ótimas opções", garante Paula. Para evitar tantos furos nas paredes, a dica é fixá-los com fitas. De grande resistência, são facilmente encontradas até em supermercados. Mais ainda, segundo a arquiteta, a ideia de que quadros precisam, necessariamente, ficar presos nas paredes é ultrapassada. "Podem ser apoiados em aparadores ou prateleiras e, inclusive, no chão", aponta.

Foto: Reprodução | Flicker.com, Chris loves Julia.com e Casa de Valentina

Livros. Não precisam ficar escondidos em gavetas. Existem variados apoios diferentes e interessantes. Este abaixo, por exemplo, foi feito com bichinhos de plástico de uma loja de R$ 1,99.



As regras
Como o imóvel não é seu, antes de começar alguma intervenção nos ambientes, é preciso considerar o que ela acarretará. Se você conseguir retirar a decoração antes de entregar o imóvel, deixando-o na mesma condição de quando alugou, não há necessidade de comunicado ao proprietário .

Se você deseja alugar um determinado imóvel e está disposto a investir em um novo piso ou outros reparos, é possível negociar o abatimento do valor gasto nas mensalidades do aluguel. Tudo isso, porém, precisa estar previsto em contratos ou aditivos contratuais.

Apê de estudante
O imóvel no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, alugado pela estudante de publicidade Bruna Schwendler com outras pessoas há três anos, não tinha nada no início. "Fomos equipando o apartamento com o que tínhamos, era o jeito", conta. Aos poucos, o mobiliário foi tomando forma. A cama foi adquirida em um brique. Logo em seguida, veio a escrivaninha. "Tenho sorte de ter uma família muito talentosa para artes manuais. Meu tio, que é marceneiro, fez um baú e uma cômoda pra mim", relata a universitária . Além disso, sempre optou por comprar peças mais simples e de fácil combinação com outros móveis. "A personalidade deixo para os enfeites, livros e bibelôs", indica.



Muitos dos elementos dispostos no imóvel foram feitos pelos próprios moradores, como toalhas de mesa, almofadas e até o frigobar, que foi envolvido pelo versátil papel contact, na cor preta. "A última coisa que compramos foram essas luzinhas de Natal, para dar um clima aconchegante a uma das salas", relata.


Fonte: PENSE IMÓVEIS

E agora que tal você usar essas dicas como inspiração e coloca-las em pratica em um de nossos imoveis. Como esse lindo apartamento na Villa Industrial.

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário